PRÓXIMO JACKPOT

21. December 2018

  • 61 Hours
  • 15 Minutes
  • 04 Seconds

101 MILHÕES €

JOGAR AGORA

Resultados Euromillions

18.12.2018 - Tuesday

  • 1
  • 9
  • 18
  • 39
  • 48
  • 5
  • 7
Ver a chave do EuroMillions

JOGUE COM APOSTAS CEGAS

Escolha 5 Números (1-50) e 2 Euronúmeros (1-12)

Confirmar

10 factos interessantes sobre o dia dos namorados

08.02.2018

Factos divertidos sobre o Dia dos Namorados

Com o Dia dos Namorados mesmo ao virar da esquina, e muito amor no ar, esta é a altura perfeita para darmos uma olhadela em algumas das mais estranhas histórias e factos associados a este dia em particular.

1. Tal como acontece com muitas outras coisas do mundo moderno, podemos traçar as origens do Dia dos Namorados (em alguns países chamado Dia de São Valentim) até à época romana. No antigo festival de fertilidade de Lupercalia, havia um sorteio onde homens jovens escolhiam à sorte nomes de mulheres com as quais iriam passar o resto do ano juntos. Não é bem o tipo de lotaria que estamos habituados a apostar, mas certamente também seria entusiasmante seguir os resultados!

2. Quem era o São Valentim que nos inspirou a gastar dinheiro em flores, chocolates e postais? Bem, os registros da igreja católica sugerem que pode haver mais de um São Valentim, mas a história de origem mais popular leva-nos novamente de volta à Roma antiga. Durante o reinado do imperador Claudius II, Valentim realizava casamentos cristãos secretos e perdeu sua vida como consequência disso.

3. Não sabemos quão romântico era Henry VIII, mas o facto de se ter casado seis vezes provavelmente sugere que ele andava sempre de olhos nas senhoras. De qualquer maneira, foi ele quem tornou lei que o Dia dos Namorados fosse um feriado público e escolheu o 14 de fevereiro como dia oficial da celebração.

4. Os postais do Dia dos Namorados muitas vezes ainda têm a imagem do cupido, aquele pequeno anjo com um arco e flecha. Segundo o mito, Cupido era o filho de Vénus (deusa romana do amor) e Marte (deus da guerra), criando uma personalidade inflamável! O Cupido tem dois tipos de flechas: umas de ponta dourada para aumentar o desejo, e outras com chumbo que te deixam a morrer de desgosto e com vontade de fugir!

5. Os nossos amigos felpudos certamente recebem muito amor no Dia dos Namorados, pois há cerca de 9 milhões de pessoas que compram presentes para os seus animais de estimação para comemorar esta ocasião. Num inquérito conduzido em 2015 com 2.000 pessoas que tinham animais de estimação ficamos a saber que 63% dessas pessoas preferiam ficar em casa a dar mimos aos seus animais de estimação em vez de uma atividade romântica com os seus parceiros. Além disso, sabemos também que em 2016 os americanos gastaram em média $26 em presentes de São Valentim para os seus animais de estimação.

6. Cerca de 75% dos homens compram flores no Dia dos Namorados, mas apenas cerca de 25% das mulheres retornam o favor. No total, os homens são responsáveis por comprar mais de 90% das flores do Dia dos Namorados. No entanto, no Japão são as mulheres que devem comprar presentes românticos para a sua caras metade neste dia especial.

7. Independentemente do presente que decidas comprar para o Dia dos Namorados, nunca será possível compará-lo com o presente que Maharajah Shah Jahan ofereceu à sua esposa Mumtaz Mahal. Basicamente, Maharajah mandou construir o fabuloso Taj Mahal em honra da sua esposa depois que ela faleceu e pagou uma boa quantia de dinheiro aos arquitetos para garantir que nunca haveria uma construção idêntica.

8. A Finlândia tem uma sociedade muito fechada e isso reflecte-se também no Dia dos Namorados. No dia 14 de fevereiro, celebram o Ystavanpaiva, que podemos traduzir como “Dia da Amizade”. Os amigos são encorajados a comprar pequenos presentes para oferecer uns aos outros, sair para uma refeição, mas tudo sem o teor romântico que encontramos na maioria dos países nesta data.

9. De volta à idade média, reza a lenda que os jovens escolhiam nomes de uma tijela para descobrir quem seriam os seus namorados. Ao contrário da “lotaria do amor” que falamos no primeiro ponto deste artigo, não se esperava que os casais ficassem juntos por um ano inteiro, mas sim apenas uma semana.

10. Existem muitas superstições associadas ao Dia dos Namorados, incluindo uma que diz que o primeiro homem que uma mulher solteira vir no dia 14 de fevereiro será o seu futuro marido.  Também dizem que se vires um esquilo no Dia dos Namorados a tua sorte será casares-te com uma pessoa “agarrada” ao dinheiro. Escreve os nomes dos candidatos em avelãs e atira-as para o fogo; a avelã que rachar primeiro será o teu futuro marido!