PRÓXIMO JACKPOT

24. September 2019

  • 43 Hours
  • 19 Minutes
  • 40 Seconds

190 MILHÕES €

JOGAR AGORA

Resultados Euromillions

20.09.2019 - Friday

  • 8
  • 21
  • 25
  • 38
  • 50
  • 4
  • 8
Ver a chave do EuroMillions

JOGUE COM APOSTAS CEGAS

Escolha 5 Números (1-50) e 2 Euronúmeros (1-12)

Confirmar

Homem Ganha $19 Milhões e Vai Preso Por Assaltar Bancos

15.02.2019

Jovem sentado a ver o pôr do sol

O ano de 1997 deveria ter sido o ano que iria mudar a vida de Jim Allen Hayes. Na altura, ele acertou no jackpot da lotaria e ganhou um prémio de $19 milhões. Vinte e dois anos mais tarde está na prisão por múltiplos assaltos a bancos. Agora, Hayes pretende escrever um livro onde vai contar como a sua vida descarrilou depois de ter ficado milionário.

Condenado por um estilo de vida extravagante

Jim Allen Hayes muito provavelmente já experienciou de tudo na vida. Desde ficar milionário na lotaria, comprar carros de luxo, organizar festas extravagantes até chegar à falência. Mais tarde, ficou viciado em drogas e acabou por entrar no mundo do crime.

Hoje, Hayes diz que nunca teve intenção de desperdiçar o dinheiro. Mas foi isso exatamente o que ele fez. Embora tenha perdido metade do prémio após o divórcio, Hayes esbanjou a outra metade. Em certa altura, chegou a ser dono de 17 carros de luxo, incluindo Bentleys, Corvettes, Ferraris, Lamborghinis e Porsches. Ele frequentou festas com atores, estrelas do desporto e perdeu rios de dinheiro em Las Vegas.

Mas um dia Hayes teve que ser operado às costas e depois acabou por ficar viciado nos analgésicos prescritos pelos médicos, como Vicodin e Oxycontin. Não foi preciso muito tempo até Hayes começar a aumentar as doses e a gastar uma boa parte da sua fortuna, que na altura já tinha levado um rombo significativo. Em 2007, dez anos depois de ter ganho a lotaria, Hayes estava oficialmente na falência.

Mudou-se para um condomínio, onde trabalhou como gerente para poupar na renda.  Na altura, já tinha trocado dos comprimidos para a heroína, que era uma droga mais fácil de obter. Em 2017, a sua casa ardeu e Hayes perdeu tudo que lhe restava e mudou-se para a garagem de um amigo. “Eu estava falido, viciado em drogas, revoltado com o mundo, a viver na garagem de um amigo com o meu amado gato, que todos os dias olhava para mim com fome.”

O crime como um último recurso

Então, Hayes decidiu assaltar o Montecito Bank & Trust na sua cidade natal Carpinteria, Califórnia. “É como se tivesses um diabo sentado num dos ombros e um anjo no outro”, disse ele. “O anjo diz: ‘Não faças isso. Podes apanhar 20 anos de prisão, ou ainda mais’. Mas o diabo diz: ‘É sexta-feira. Estás falido. Como vais sobreviver o fim de semana inteiro sem drogas, seu merdas?’” O diabo acabou por vencer.

Hayes assaltou mais três bancos e conseguiu cerca de $40.000 antes de ser detido pelo FBI em 2017. Depois de cumprir a pena de três anos, que termina em 2020, ele vai publicar um livro sobre a sua vida com um título bem apropriado: “Lottery to Robbery".