PRÓXIMO JACKPOT

27. August 2019

  • 39 Hours
  • 53 Minutes
  • 37 Seconds

108 MILHÕES €

JOGAR AGORA

Resultados Euromillions

23.08.2019 - Friday

  • 4
  • 17
  • 35
  • 42
  • 45
  • 2
  • 8
Ver a chave do EuroMillions

JOGUE COM APOSTAS CEGAS

Escolha 5 Números (1-50) e 2 Euronúmeros (1-12)

Confirmar

Por que milhões de pessoas jogam lotaria - apesar das baixas odds

19.07.2019

Casal de homem e mulher abraçados e felizes

Existem várias formas de ficar rico, mas nada parece mais fácil e mais improvável do que ganhar a lotaria. A probabilidade de uma pessoa ganhar o jackpot do EuroMillions é 1 em 139.838.160. Apesar disso, milhões de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro apostam todas as semanas na maior lotaria da Europa. Mas porquê? Continua a ler este artigo para descobrires a resposta.

A probabilidade de acertar em todos os números da chave sorteada do EuroMillions é tão baixa quanto a probabilidade de morrer num acidente durante uma caminhada de 15 minutos. Ainda assim, semana após semana milhões de pessoas preenchem os seus boletins de lotaria e testam a sua sorte. Aqui ficam as razões pelas quais as pessoas não perdem a fé numa vitória na lotaria:

Falta de Imaginação

Quando se trata de imaginar tudo o que podes fazer se ganhares um prémio milionário na lotaria, a imaginação não tem limites. No entanto, parece diferente da tangibilidade das probabilidades de ganhar. Biologicamente, simplesmente não é possível as pessoas visualizarem números com oito ou nove dígitos de grandeza. Então, a probabilidade de ganhar de 1 em 139.838.160 ainda parece estar dentro do intervalo possível.

Porque é a tua vez de ganhar

Como perdeste nos sorteios anteriores, existe uma suposição subjetiva de que agora é a tua vez de ganhar. Os motivos que levam a isso podem ser, por exemplo, simplesmente o facto de sentires que a sorte te está a sorrir e por isso tens de ganhar, ou porque já tens jogado há tanto tempo que agora também chegou a tua vez de ganhar.

Amortização do “custo de investimento”

Especialmente quando as pessoas jogam na lotaria por muitos anos, existe a ideia de que todo o dinheiro que foi gasto ao longo desses anos é uma espécie de investimento. Na cabeça desses jogadores, é apenas uma questão de tempo até conseguirem recuperar esse investimento com um prémio de lotaria que vai cobrir todas as despesas.

Marketing

Os operadores de lotarias sabem muito bem o que estão a fazer e conseguem atrair muitos apostadores recorrendo ao uso de estratégias de marketing inteligentes. Os vencedores são apresentados o mais rapidamente possível e como pessoas comuns, para que os jogadores de lotaria possam identificar-se com eles e voltar a acreditar que também eles podem ganhar o jackpot.

Mas mesmo que entendas todos os motivos acima, a lotaria não perde o brilho. A promessa de uma vida despreocupada é muito sedutora e, mesmo que as probabilidades de ganhar sejam baixas, não são impossíveis. Para muitos, jogar na loteria é simplesmente um chute.

Porque mesmo que não ganhes, o ato de jogar leva à libertação das hormonas da felicidade e adrenalina no corpo. E, que sabe, talvez tenha aquele feeling no momento de escolher os números.