
Sexta-feira 13, sinal de sorte ou azar?
Sexta-feira é dia 13, data muito conhecida como o dia do azar. O 13 é considerado por muitas pessoas o número do azar e o próprio dia, sexta-feira, é também considerada por muitos como um dia de má sorte. Mas nem todos acreditam que o número 13 traz coisas más, antes pelo contrário, associam este número a acontecimentos positivos.
13 é muito conhecido como o número do azar
O azar associado ao número 13 está relacionado com eventos históricos e alguns relatos de tragédias. Segundo a bíblia, havia treze pessoas na Última Ceia de Cristo, Jesus e mais 12 apóstolos, e a 13ª, Judas, o traidor, foi quem entregou Jesus aos seus captores. Na mitologia nórdica, houve também um jantar de deuses que terminou em tragédia. Eram doze os convidados, mas Loki, deus do fogo e da trapaça, não ficou contente com o facto de ficar de fora da lista de convidados e decidiu forçar a sua presença nesse jantar, acabando por criar uma grande confusão que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.
Além destes dois exemplos, existem muitas outras lendas e mitos que ao longo da história transformaram o 13 em um número temido por muitos. Existe inclusive um termo para as pessoas sofrem de fobia ao número 13, chamado Triscaidecafobia.
Sexta-feira não é um dia para ter sorte
De acordo com a história, a sexta-feira também está associada a infortúnio e mau augúrio e a má fama deste dia tem origem no cristianismo. A sexta-feira é o dia de homenagem a Frigga, a deusa nórdica do amor e da fertilidade. A sua figura feminina representava uma ameaça para a religião cristã, cujo domínio pertencia aos homens. Então, para denegrir a sua imagem, a igreja rotulou-a de bruxa, difamando o dia que a homenageava. Além disso, Jesus Cristo também morreu numa sexta-feira.
Se juntarmos os dois, sexta-feira e o número 13, temos a combinação perfeita para que tudo corra mal. Os mais supersticiosos acreditam que é um símbolo de desgraça e que neste dia nada de bom acontece. A fobia da sexta-feira 13 é chamada de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.
O número 13 não é só azar
Embora conhecido como o número do azar, nem toda a gente acredita nisso. Por exemplo, na numerologia o 13 está relacionado com iniciação. Na Índia o 13 é um número sagrado, enquanto na China o número 13 está relacionado com coisas positivas. Os Maias também consideravam o número 13 sagrado. Para os egípcios, a vida era composta por vários estágios, com o 13º estágio a representar a vida eterna.
Se falarmos de dinheiro, o 13 traz muita alegria, mais concretamente o 13º mês, que todos os anos é ansiosamente esperado por trabalhadores de vários países do mundo, incluindo Portugal. Entre o mundo das celebridades há várias que vieram ao mundo numa sexta-feira 13, como, por exemplo, Harrison Ford, Alfred Hitchcock e Taylor Swift, e todos eles tiveram carreiras de sucesso.
A sexta-feira 13 é uma data envolta em superstições e maioritariamente conhecida por trazer má sorte, mas podes muito bem virar o jogo e transformar esta sexta-feira no teu dia de sorte. Faz agora as tuas apostas no EuroMillions e pode ser que a sexta-feira 13 venha a ser o teu dia favorito para o resto da tua vida.